terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Actividades Piloto II

Para o passado dia 18 de Dezembro foi-nos proposto o desafio de trabalhar com as crianças de 2 anos do Infantário da Obra Diocesana de Promoção Social da Fonte da Moura, desafio esse que aceitámos, a medo mas, que se mostrou extremamente gratificante. Escolhemos um workshop simples e fácil, a Reciclagem Manual de Papel e foi com enorme surpresa que assistimos à primeira 'rasgadela' de papel de muitos, à tentativa de deixar a sua marca em cada folha e, no geral, às magnificas criações destes (muito) pequenos artistas.

Ontem, dia 22 de Dezembro, foi o último dia das actividades-piloto propostas pelo Projecto Raízes. O local foi o A.T.L. da Junta de Freguesia de Aldoar e o workshop foi direccionado para a pré-primária com crianças dos 3 aos 6 anos. Este, focado na Reutilização de Materiais foi composto por 3 actividades: as Estrelas de Natal, que já tiverem direito a uma publicação neste blogue, os Vai-e-Vem e, por fim, os Bonecos de Relva. Como sempre, e por se tratar de um verdadeiro brinquedo, os Vai-e-Vem conquistaram os miúdos e foi muito difícil trazê-los de volta para as mesas de trabalho e para os Bonecos de Relva mas a curiosidade e a vontade de fazer algo novo foi mais forte e os 'carequinhas' cresceram, renovados de interesse.

Gostaríamos de agradecer aos voluntários que se juntaram a nós no arranque deste projecto: Ricardo, Dinis e Branco, o nosso muito obrigada por partilharem connosco a vossa paciência e vontade duma forma tão solidária e genuína.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Actividades Piloto

As actividades piloto do Projecto Raízes arrancaram hoje, de manhã com a Oficina de Brinquedos - Reutilização de Materiais com as crianças de 4 anos do Infantário e, à tarde com os idosos do Centro de Dia tendo também como base a reutilização de materiais, ambas as instituições da Obra Diocesana de Promoção Social da Fonte da Moura, Aldoar.

Sendo as actividades piloto, e como o próprio nome indica, a ideia era aprendermos tanto quanto ensinávamos e foi exactamente isso que aconteceu. Na Oficina de Brinquedos, as Estrelas de Natal e os Vai-e-Vem conquistaram as crianças, mesmo as mais traquinas.

Com os idosos, foram propostas também duas actividades: as Velas Artesanais e os Porta-moedas Ecológicos. Apesar do grupo ser pequeno e composto unicamente por Senhoras, a satisfação foi notória e o prazer de transformar coisas simples que normalmente vão para o lixo em algo de útil deixou a maioria dos participantes extasiados.



Gostaríamos de agradecer à Drogaria Cristina pela doação dos materiais, ao Ricardo Meireles pela ajuda com as fotografias para as apresentações e ao café Sache pelos materiais recicláveis assim como a todos os amigos, amigas e família que gentilmente foram acumulando lixo reciclável em casa para nós o conseguirmos juntar em número suficiente. Muito Obrigado!


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Velas Artesanais

Também no próximo dia 15 de Dezembro o Projecto Raízes propõe à Terceira Idade um workshop de Reutilização de Materiais no qual as Velas Artesanais vão ser uma das actividades propostas aos participantes séniores de um dos Centros de Dia da freguesia de Aldoar.

As nossas velas são produto da reutilização, de velas usadas que já não tenham utilidade como tal assim como todo o material necessário para as fazer, desde as latas (de salsichas, de comida de gato, de cão, de cogumelos, de atum, é só deixar a imaginação fluir!) que servem como molde desejado, passando pelos frascos (de compotas, de conservas, de azeitonas, etc) usados para derreter a cera e terminando na cor, que pode ser adicionada com um pequeno pedaço de lápis de cera que encontrem lá por casa perdido.

Os enfeites, isto é, os ornamentos da vela podem ser de qualquer tipo, massinhas (é o caso da vela que vêem na fotografia), grãos de café, feijão, grão-de-bico, pétalas de flor, pedaços de papel colorido, purpurinas, entre muitos mais e, neste caso temos uma vela desenformada mas podemos mantê-las nos moldes, pintando ou decorando a gosto a lata que as suporta.

Esperamos que este ano estas velas iluminem os nossos participantes assim como a mensagem que tanto desejamos transmitir com esta actividade - Vamos Reduzir, Reciclar e Reutilizar!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Estrelas de Natal

Nos próximos dias 15 e 22 de Dezembro, as Estrelas de Natal vão ser uma das actividades-piloto dentro do workshop Oficina de Brinquedos - Reutilização de Materiais a ser levada a crianças com idades entre os 3 e os 6 anos de algumas intituições escolares da freguesia de Aldoar. Esta actividade tem como motivo a quadra natalícia e como base a reutilização de materiais assim como a política dos 4R's: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Renovar e, consequente sensibilização e consciencialização das crianças para esta necessidade.

Todos os materiais são reutilizados, começando pelas garrafas de água e terminando no pauzinho (podem reutilizar-se os típicos pauzinhos de espetadas) para as tornar mais fáceis de manusear.

Servem como enfeite para a árvore de natal, para o presépio, como prenda para a mãe ou para o pai, tornam qualquer planta em casa um pouco mais natalícia ou servem, simplesmente, como Estrela de Natal!