terça-feira, 28 de abril de 2009

Porto Ecologia na Cidade 2009

No âmbito da promoção de valores ecológicos e da sustentabilidade urbana, muito nos agrada convidar-vos para a participação no evento “Porto Ecologia na Cidade”, iniciativa da AGIL com a cooperação da Despertar Consciências, a decorrer na cidade do Porto durante os próximos dias 1 e 2 de Maio.

Sem custos para o visitante, vamos oferecer à comunidade urbana portuense dois dias de actividades diversificadas. Estas surgirão organizadas em formato de itinerário, com o ciclo de workshops “Como é fazer..” e com várias iniciativas a promover a aprendizagem, a prática e a divulgação de valores ecológicos, diferentes soluções para eco-facilitar a vida aos citadinos e eco-educar adultos, jovens e crianças, fomentando a sustentabilidade do quotidiano urbano.

Seguidamente encontrarão o programa de forma a poderem planear o vosso fim de semana.

sábado, 18 de abril de 2009

Oficina de Reutilização de Materiais

Variadas vezes foram já apontadas neste blogue as actividades que a Despertar Consciências faz com os adultos séniores de algumas das instituições da freguesia de Aldoar e, hoje, deixámos aqui algumas imagens de uma das oficinas propostas - Oficina de Reutilização de Materiais, na qual as argolas de guardanapos com materiais reutilizados fizeram as delícias das participantes.

Oficina de Ninhos II

E, como o prometido é devido, aqui ficam algumas imagens dos ninhos já decorados. Nem sempre a camuflagem é bem aceite e compreendida entre os mais novos mas, de qualquer das formas, mantemos a vontade de ver estas casinhas habitadas.


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Oficina de Instrumentos Musicais

A Oficina de Instrumentos Musicais I contou com a presença de um dos nossos associados, Frederico Botelho, músico de profissão, que enriqueceu de forma indiscutível esta actividade. Para esta primeira fase propusemos três instrumentos musicais, dois de percussão e um de cordas: as maracas, os tambores e, por fim as guitarrinhas.

Tratam-se de instrumentos musicais muito simples e têm todos base em latas. Latas de refrigerantes, latas de comida de gato, cão, latas de salsichas, latas de atum, sardinhas, concluindo: todos os tipos de latas podem ser reutilizadas nestes instrumentos que, realmente reproduzem sons que combinados podem culminar em música.

Desta forma, e como podem ver pelas imagens, tratam-se de instrumentos fáceis, baratos (pela sua simplicidade e pelo tipo de materiais que são necessários) e que podem sensibilizar as crianças não só para a necessidade urgente de reciclar e reutilizar este tipo de materiais (e não só) mas também como introdução para muitas crianças ao conceito musical.


Oficina de Ninhos


A Oficina de Ninhos foi a grande novidade de Primavera do Projecto Raízes agora abrangido pela Despertar Consciências - Associação Ambiental.

Tratam-se de pequenas casas para pássaros feitas a partir de pedaços de contraplacado reutilizados para este efeito, alguma cola e muita força de vontade e paciência das crianças e monitores desta actividade.

Os ninhos da imagem ainda não estão decorados mas futuramente poderemos partilhar convosco imagens destes mesmos ninhos já camuflados para se conseguirem fundir na vegetação envolvente e terem a possibilidade de servir o fim para o qual foram elaborados.

Em breve, serão colocados nas árvores das instituições que assim o permitam ou no Parque da Cidade de maneira a que as crianças e adultos que participaram na sua manufactura possam visitá-los de forma assídua.

Esperamos sinceramente ver, em breve, estes ninhos ocupados pelas espécies migratórias de pássaros (e não só) que nos visitam nesta época do ano e observar o seu desenvolvimentos, hábitos alimentares, podendo desta forma contribuir para a sua proliferação em segurança.