quarta-feira, 27 de abril de 2011

Acção: Obra Diocesana de Promoção Social da Fonte da Moura

A Obra Diocesana de Promoção Social da Fonte da Moura tem colaborado com a Despertar Consciências desde o início da sua actividade e, por isso, há muito já merecia uma notícia sua.

Trabalhamos já com a sala dos 4 anos, dos 5 anos, com o A.T.L. e com o grupo de séniores e sempre que foi necessário o apoio desta instituição, extra-plano de actividades da Despertar Consciências, este foi-nos gentilmente concedido. Foi lá que foi filmada a reportagem para a Sic e onde iniciamos as actividades da Despertar Consciências em 2009, onde as mantivemos em 2010 com o apoio da Junta de Freguesia de Aldoar e onde, agora, com o apoio do Prémio Terre de Femmes nos mantemos activos, na sala dos 5 anos e com a grupo sénior.

Trata-se de uma instituição bem implementada e bem organizada, que presta apoio à comunidade, contribuindo de forma solidária para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da freguesia. Existem vários espaços pertencentes à Obra Diocesana de Promoção Social, sendo a Fonte da Moura um deles, localizados em zonas problemáticas da cidade.

"A cooperação entre todos é factor determinante numa dinâmica de êxito".

terça-feira, 26 de abril de 2011

Acção: APPACDM

É com uma enorme satisfação que damos a conhecer o nosso novo desafio: a integração da instituição APPACDM, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, no nosso leque de parcerias.

As actividades com estes novos companheiros terão início ainda esta semana e iremos contar com uma nova abordagem à nossa missão visto que, uma das necessidades desta instituição é fomentar a reciclagem e a reutilização dentro das suas próprias paredes. Propusemo-nos a partilhar os nossos conhecimentos e a introduzir pontos de reciclagem por sala de trabalho e por grupo. Iremos actuar na Unidade que existe na Travessa da Costibela, em Aldoar, onde estão localizados os Centros Sócio-Educativo e de Actividades Ocupacionais que compõe um total de 75 utentes.

A APPACDM é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que tem por objectivo a integração e normalização do cidadão deficiente mental. A Despertar Consciências orgulha-se de ter a oportunidade de contribuir para este fim.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Parceria com os Jovens Vicentinos de Aldoar

No passado sábado, dia 16 de Abril, realizamos a primeira actividade em parceria com os Jovens Vicentinos de Aldoar. Consistiu  numa Oficina de Brinquedos - Reutilização de Materiais e, apesar de termos caras que já nos eram familiares, foram duas horas bem passadas!

Os Jovens Vicentinos são um movimento da Paróquia de Aldoar que actua prestando auxílio às famílias (que tenham como parte do seu agregado crianças) mais carenciadas da freguesia. É composto, como o próprio nome indica, por jovens que têm, acima de tudo, uma grande vontade de ajudar quem mais precisa.

Prestam apoio generalizado às famílias mas actuam essencialmente junto das crianças, estando atentos à sua integração e dificuldades escolares, à sua saúde e à forma como ocupam os seus tempo livres ajudando na sua formação como indivíduos e futuros cidadãos. A Despertar Consciências tem como objectivo realizar uma actividade mensal com estas crianças, numa tentativa de as integrar no nosso movimento de sensibilização e consciencialização ambiental assim como, de actuar em conjunto com os Jovens Vicentinos, ajudando a ocupar o tempo livre destes meninos com actividades que os ajudem a trilhar, de forma cada vez mais consistente, o caminho da sustentabilidade e da cidadania.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Acção: Obra do Frei Gil

A Despertar Consciências tem um novo parceiro!

Já na próxima semana, iremos arrancar com uma Oficina de Páscoa na Obra do Frei Gil, em Ramalde, uma "instituição vocacionada para a promoção pessoal e social de crianças e jovens em risco, dos 0 aos 21 anos" onde, "o principal objectivo é proporcionar-lhes a satisfação das suas necessidades básicas, auto-estima e equilíbrio emocional, em condições de vida o mais aproximadas de uma estrutura familiar" e que, procura "tornar efectiva a sua valorização pessoal, social e profissional, priorizando o acompanhamento familiar das crianças, dinamizando um trabalho inter-institucional" que visa "uma sustentada e rápida reintegração familiar."

As actividades com a Despertar Consciências irão integrar o plano curricular desta instituição numa tentativa de fazer chegar a estas crianças uma educação ambiental que ajude a conduzi-las, também, para uma educação para a cidadania.