segunda-feira, 14 de março de 2011

Um prémio para uma eco-cidadã, mas também para uma associação


"Este galardão da empresa de cosméticos Yves Rocher vai na sua segunda edição e premeia projectos desenvolvidos por mulheres na área da sustentabilidade, em 15 países. Em Portugal, o “Raízes”, promovido pela Associação Ambiental Despertar Consciências, foi este ano o escolhido e levou um prémio de 5000 euros.

“Queremos educar de forma a atingir um equilíbrio sustentado do ecossistema”, disse a presidente da direcção da Despertar Consciências, a engenheira agrónoma Raquel Granja, em comunicado. O projecto foi criado em Janeiro de 2009 (apesar de ter havido actividades-piloto antes) e iniciou o seu programa a 2 de Fevereiro desse ano, com o objectivo de promover a educação ambiental para todas as idades. “Temos como objectivo principal passar uma mensagem ambiental de uma forma leve, descontraída e atractiva para as diferentes faixas etárias”, escreveu a associação no seu blogue.

Escolas, instituições, centros de dia e lares de terceira idade são os espaços de actuação da associação, principalmente focada nos bairros desfavorecidos da cidade do Porto. Esta escolha, explicou Raquel Granja, aos microfones da SIC, deve-se ao facto de “o meio em que [os habitantes] estão inseridos não lhes dar essa possibilidade” de ter contacto com os temas do meio-ambiente.

Eco-cidadãs

Houve mais dois prémios distribuídos pela fundação. O segundo lugar (3000 euros) foi para Sílvia Ribeiro, com o projecto “Cão de Gado”. Através do Grupo Lobo, esta iniciativa promove a utilização de cães de gado na protecção de rebanhos, facilitando assim a harmonia entre seres humanos e o lobo ibérico, num contributo para a conservação desta espécie selvagem.

No último lugar do pódio ficou o projecto “Acções integradas de investigação, gestão e divulgação das Plantas Invasoras em Portugal”, de Helena Freitas. A investigadora estudou os diferentes aspectos da invasão de sistemas dunares, contribuindo para a mitigação dos problemas causados pelas plantas invasoras em Portugal.

O Prémio Terre de Femmes pretende ser uma homenagem às mulheres eco-cidadãs e é desenvolvido pela Fundação Yves Rocher. O prémio é organizado em 15 países, sendo a segunda vez que se realiza em Portugal – na primeira edição, em 2010, a vencedora foi Ana Alves da Silva e o seu projecto de Requalificação da Colónia do Falco Naumanni, em São Vicente, concelho de Elvas.

De acordo com o comunicado enviado pela fundação, o primeiro apelo ao projecto foi lançado em 2001 e convidava todas as mulheres francesas, com projectos relacionados com o ambiente, a apresentarem o seu dossier de candidatura. Actualmente já foram laureadas mais de 230 mulheres em todo o mundo."

Fonte: Planetazul
http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2303&a=19830&r=37

Sem comentários: