O Projecto Raízes integra a Associação Ambiental Despertar Consciências e, será através deste organismo organizado que continuaremos a tentar passar a nossa mensagem, aos pequenos e graúdos que connosco trabalham para atingir a meta para a qual este projecto foi criado.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Despertar Consciências - Novo sítio na Internet
A partir de agora podem seguir as actividades da Despertar Consciências - Associação Ambiental em http://www.despertarconsciencias.com!
Ficamos à vossa espera!
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Oficina de Cestos de Papel
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Acção: Obra Diocesana de Promoção Social da Fonte da Moura
"A cooperação entre todos é factor determinante numa dinâmica de êxito".
terça-feira, 26 de abril de 2011
Acção: APPACDM
A APPACDM é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que tem por objectivo a integração e normalização do cidadão deficiente mental. A Despertar Consciências orgulha-se de ter a oportunidade de contribuir para este fim.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Parceria com os Jovens Vicentinos de Aldoar
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Acção: Obra do Frei Gil
Já na próxima semana, iremos arrancar com uma Oficina de Páscoa na Obra do Frei Gil, em Ramalde, uma "instituição vocacionada para a promoção pessoal e social de crianças e jovens em risco, dos 0 aos 21 anos" onde, "o principal objectivo é proporcionar-lhes a satisfação das suas necessidades básicas, auto-estima e equilíbrio emocional, em condições de vida o mais aproximadas de uma estrutura familiar" e que, procura "tornar efectiva a sua valorização pessoal, social e profissional, priorizando o acompanhamento familiar das crianças, dinamizando um trabalho inter-institucional" que visa "uma sustentada e rápida reintegração familiar."
As actividades com a Despertar Consciências irão integrar o plano curricular desta instituição numa tentativa de fazer chegar a estas crianças uma educação ambiental que ajude a conduzi-las, também, para uma educação para a cidadania.
terça-feira, 29 de março de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
Acção: Bairro do Viso
Este é um projecto de intervenção comunitária que tem por objectivos reduzir a vulnerabilidade das crianças e jovens face às situações de risco de forma a facilitar os processos de socialização e integração social assim como potenciar os níveis de motivação para o desempenho escolar, promovendo os processos de inclusão ou reintegração escolar e a formação profissional combatendo assim, o insucesso e abandono escolar precoce, bem como a desocupação e a adopção de práticas e comportamentos desviantes.
Desta forma o Prémio Terre de Femmes já começa a dar frutos e, a Despertar Consciências dá mais um passo em direcção à meta a que se propôs: Vamos educar de forma a atingir um equilíbrio sustentado do ecossistema!
quinta-feira, 17 de março de 2011
Entrevista à Radio Jornal da Madeira
Despertar Consciências - entrevista à Rádio Jornal da Madeira by RicardoPadua.com
quarta-feira, 16 de março de 2011
Projecto social vence prémio Yves Rocher

segunda-feira, 14 de março de 2011
Um prémio para uma eco-cidadã, mas também para uma associação
“Queremos educar de forma a atingir um equilíbrio sustentado do ecossistema”, disse a presidente da direcção da Despertar Consciências, a engenheira agrónoma Raquel Granja, em comunicado. O projecto foi criado em Janeiro de 2009 (apesar de ter havido actividades-piloto antes) e iniciou o seu programa a 2 de Fevereiro desse ano, com o objectivo de promover a educação ambiental para todas as idades. “Temos como objectivo principal passar uma mensagem ambiental de uma forma leve, descontraída e atractiva para as diferentes faixas etárias”, escreveu a associação no seu blogue.
Escolas, instituições, centros de dia e lares de terceira idade são os espaços de actuação da associação, principalmente focada nos bairros desfavorecidos da cidade do Porto. Esta escolha, explicou Raquel Granja, aos microfones da SIC, deve-se ao facto de “o meio em que [os habitantes] estão inseridos não lhes dar essa possibilidade” de ter contacto com os temas do meio-ambiente.
Eco-cidadãs
Houve mais dois prémios distribuídos pela fundação. O segundo lugar (3000 euros) foi para Sílvia Ribeiro, com o projecto “Cão de Gado”. Através do Grupo Lobo, esta iniciativa promove a utilização de cães de gado na protecção de rebanhos, facilitando assim a harmonia entre seres humanos e o lobo ibérico, num contributo para a conservação desta espécie selvagem.
No último lugar do pódio ficou o projecto “Acções integradas de investigação, gestão e divulgação das Plantas Invasoras em Portugal”, de Helena Freitas. A investigadora estudou os diferentes aspectos da invasão de sistemas dunares, contribuindo para a mitigação dos problemas causados pelas plantas invasoras em Portugal.
O Prémio Terre de Femmes pretende ser uma homenagem às mulheres eco-cidadãs e é desenvolvido pela Fundação Yves Rocher. O prémio é organizado em 15 países, sendo a segunda vez que se realiza em Portugal – na primeira edição, em 2010, a vencedora foi Ana Alves da Silva e o seu projecto de Requalificação da Colónia do Falco Naumanni, em São Vicente, concelho de Elvas.
De acordo com o comunicado enviado pela fundação, o primeiro apelo ao projecto foi lançado em 2001 e convidava todas as mulheres francesas, com projectos relacionados com o ambiente, a apresentarem o seu dossier de candidatura. Actualmente já foram laureadas mais de 230 mulheres em todo o mundo."
Fonte: Planetazul
http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2303&a=19830&r=37
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Yves Rocher premeia projectos de sustentabilidade no feminino
"Um projecto de educação ambiental, que engloba tanto escolas como centros de dia e lares de terceira idade, valeu a Raquel Granja o prémio Terre de Femmes, da Fundação Yves Rocher. O galardão, na sua segunda edição, premeia projectos desenvolvidos por mulheres na área da sustentabilidade, em 15 países.
Em Portugal, Raquel Granja foi distinguida com o prémio de 5 000 euros com o projecto “Raízes”, promovido através da Associação Ambiental Despertar Consciências, que promoveu a educação ambiental em escolas, instituições, centros de dia e lares de terceira idade.
O segundo prémio, no valor de 3 000 euros, foi para Sílvia Ribeiro, com o projecto “Cão de Gado”. Através do Grupo Lobo, esta iniciativa promove a utilização de cães de gado na protecção de rebanhos, facilitando assim a harmonia entre seres humanos e o lobo ibérico, num contributo para a conservação desta espécie selvagem.
Por fim, o projecto “Acções integradas de investigação, gestão e divulgação das Plantas Invasoras em Portugal” permitiu que Helena Freitas levasse também para casa um dos galardões Terre de Femmes, correspondente a um prémio de dois mil euros. A investigadora estudou os diferentes aspectos da invasão de sistemas dunares, contribuindo para a mitigação dos problemas causados pelas plantas invasoras em Portugal."
Fonte: Portal Ambiente Online
http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=10404
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Fundação Yves Rocher premeia portuguesas eco-cidadãs
Fonte: Marketeer
http://www.marketeer.pt/2011/02/23/fundacao-yves-rocher-premeia-portuguesas-eco-cidadas/
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Novas Actividades
- A Energia do Vento
- A Energia da Água
- Cozinhar ao Sol